THIS CONTENT IS
CURRENTLY UNAVAILABLE
tudo sobre tecnologia

Qual é o melhor: Whatsapp ou Telegram?

vinicius      sábado, 24 de setembro de 2016

Compartilhe esta página com seus amigos

Muitos usuários acreditam que o Telegram possui mais recursos que o Whatsapp, além também de acreditarem que o app é uma alternativa eficiente  ao app de mensagens pertencente ao Facebook.

Visual

É um dos elementos mais importantes ao se avaliar um aplicativo, e o mais subjetivo, mas tem o seu valor. Novos usuários tem uma idéia de que o Telegram refresca o olhar de quem já esta bem acostumado com o verde do Whatsapp, porém com tempo de uso, as cores frias do Telegram podem acabar por parecerem monótonas.

O Whatsapp possui uma identidade visual completamente independente e original, já o Telegram aposta na simplicidade de seu serviço e economiza no design sendo quase um genérico. Assim, o app do Facebook se sai melhor por conta de seus detalhes e em toda a estrutura conhecida por “UX” (“User Experience”).

Qual é o melhor: Whatsapp ou Telegram?

Performance

Neste caso, o Telegram é melhor. Todos os arquivos e dados das conversas são armazenados em servidores em rede, assim ocupa menos espaço na memória do smartphone, o que não é o caso do Whatsapp que registra tudo localmente, o que torna o Telegram muito mais leve e rápido que o concorrente.

Além disso, o app possui um código aberto que permite que os desenvolvedores do mundo possam criar novas ferramentas e recursos para o programa. O Whatsapp também é rápido e eficiente, porém seu consumo de memória RAM é maior, portanto usá-lo simultaneamente com outros apps pode travar dependendo do smartphone e do sistema operacional.

Recursos

Mais uma vez o Telegram vence. As limitações no Whatsapp são nítidas, mesmo tendo o app se empenhado em adicionar novas funções á experiência do usuário do app rival esta bem avançada, contendo opções como a de adicionar stickers a conversa, reproduzir animações em GIF e criar canais de comunicação em massa.

Por outro lado, as chamadas de áudio no Whatsapp são gratuitas, mas a velocidade da internet dos participantes da chamada limita e compromete a qualidade da conversa. Economizando em recursos de chat em texto o app perde seu espaço justamente no que motivou os usuários a utilizarem ele em primeiro lugar.

Segurança

Aqui ficamos equilibrados, porém o Telegram segue á frente, pois o app possui diversos recursos que garantem a integridade dos dados de seu usuário, com armazenamento em nuvem nativo, opção para determinar um prazo para que as mensagens sejam apagaras além de criar chats criptografados. Além de tudo isso, o Telegram não faz parte de uma empresa global como o Facebook.

Do outro lado temos o Whatsapp que garante que não compartilha as informações do usuário com qualquer outro serviço. Armazenando os dados no próprio smartphone o app mantém-se longe de suas conversas sem ter qualquer acesso a elas, porém a política de privacidade não chega a ser o abstante para competir com recursos sólidos de proteção como os do Telegram.

Comentários